A batata tem vitaminas

A batata, por ser um tubérculo, fornece carboidratos (amido) para o nosso organismo. Além disso, contém diversos nutrientes como vitaminas e minerais. A batata inglesa, por exemplo, tem vitaminas C e do complexo B, potássio, ferro, magnésio e zinco. Quando ingeridas com casca, são um prato rico em fibras. Já a batata doce é excelente fonte de beta-caroteno vitamina A).

Boa para a saúde? Sim, mas não devemos abusar. Afinal, ela tem grande quantidade de carboidratos e de calorias. O ideal é não excluir a batata do cardápio, por ser um alimento rico, pensando que vai engordar. Inclua o tubérculo em uma alimentação equilibrada e seu corpo vai sentir apenas os benefícios.

Além de equilibrar as quantidades, é fundamental combinar a batata com vegetais ricos em fibras. Isso porque ela é um alimento de alto índice glicêmico, ou seja, é absorvida de forma muito rápida pelo organismo, resultando em maior acúmulo de gordura, menor tempo de saciedade e, consequentemente, fome. Com a presença das fibras, o índice glicêmico é reduzido, tornando melhor o aproveitamento da energia acumulada e matando a fome de verdade.

Por ser rica em carboidratos, é importante não misturar, na mesma refeição, a batata com outras fontes deste nutriente, como: macarrão, arroz, feijão, farofa, grão de bico, lentilha, entre outros. Além disso, a forma de preparo pode aumentar o valor calórico do alimento. Cozinhar e assar são as melhores maneiras para não adicionar calorias ao prato.

Fonte: http://bemleve.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares